Saturday, April 19, 2014

Fechamento - Março de 2014

"Cada povo tem o governo que merece". Joseph Maistre

Bom o mês de março definitivamente marca meu início no universo dos investimentos, pois anteriormente meus investimentos se resumiam apenas a poupança. Estarei então apartir deste mês divulgando minha jornada no mercado financeiro assim como outros blogueiros. E adotei também a famosa planilha do blog Além da poupança, para realizar o cálculo da rentabilidade dos meus investimentos.


Renda Fixa

Como sou novato no mundo dos investimentos, decidi adotar a estratégia de alocar um grande percentual em renda fixa, e ir aumentando minha posição em renda variável conforme vou ganhando maturidade nas finanças.

Poupança

Segue o consolidado da poupança até o mês de março, no qual eu realizei uma retirada de 19 mil para fazer aplicações em outras modalidades.
Obs: A planilha do Adp ficou com a rentabilidade bugada na poupança, no mês de março, acredito que pelo grande valor negativo aportado no mês. 



TD

Parte do valor retirado da poupança, foi aplicado na NTNB-Principal-2035, pois pretendo ir aos poucos aportando parte da minha renda no TD, para quem sabe em um futuro distante comprar minha casa, já que como ainda sou jovem (20 ~30 anos) não pretendo ter uma casa própria por agora. 

Rentabilidade: -0.23%


LCI

Depois de muito pesquisar a respeito da renda fixa, cheguei a conclusão que atualmente um dos investimentos mais rentáveis está sendo as LCIs, e isso se deve principalmente pelo fato das mesmas possuírem isenção de IR, assim como a poupança. Assim como possuem também a proteção do FGC para valores de até 250 mil por cpf. O único detalhe é que em bancos grandes, as LCIs possuem no geral rentabilidade menor do que em bancos de menor porte, com isso em mente, é necessário tomar algumas precauções na hora de escolher um banco de menor porte. Primeiro verifiquei os bancos de que ofereciam boas rentabilidades, e em seguida escolhi um que tivesse um bom rating de crédito perante as tradicionais agências de ratings, como Moodys, S&P, e etc.
Entretanto a medida que for ganhando experiência, esse montante das LCIs devem ser direcionado para ações. 

Rentabilidade: 0.19%
A rentabilidade do mês foi pequena, pois os aportes não foram feitos no início do mês.


CDB

Estou utilizando o CDB como um colchão de segurança 2, pois ele oferece liquidez diária, e tem uma rentabilidade um pouquinho a cima da poupança, daí se eventualmente eu precisar de uma grana extra no curto prazo posso tirar dele.

Rentabilidade: 0.18%


Renda Variável

AÇÕES

Como citei no início da postagem, estou iniciando pequeno em renda variável, com alocação de apenas 25% da carteira, porém pretendo expandir essa alocação até os 70% com o passar do tempo. 
Até o ponto em que estudei, me identifiquei mais com a análise fundamentalista. E pretendo adotar também a estratégia de Buy and Hold, principalmente por não querer gastar meu tempo livre só com o mercado financeiro. E acredito que o Buy and Hold depois do início nos permite uma certa tranquilidade. 

Rentabilidade: 1.20%


A minha carteira de ações atualmente é composta por BBAS3, ABEV3 e TBLE, empresas com bons fundamentos e que considero menos arriscadas para mim que estou iniciando na renda variável. Irei estar diversificando minha carteira em até 8 ~10 ações.  


Consolidado

Esse mês o meu aporte foi quase simbólico, por conta de viagens de férias que realizei no período, mas mesmo assim realizei o aporte para manter o hábito. Apesar de ser apenas o início da minha jornada, é bom ver que o mês já fechou com rentabilidade superior a os meses anteriores, onde os meus investimentos se limitavam estritamente a poupança.

Rentabilidade consolidada do mês: 0.92%
Rentabilidade do ano: 1.90%


Para finalizar segue o resumo da minha carteira:


Estudos

Estou lendo os livros "A árvore do dinheiro" e "Os segredos de George Soros e Warren Buffet", assim como estou me aprofundando na análise fundamentalista, para conseguir garimpar melhor meus ativos nos próximos meses.

8 comments:

  1. Está investindo de forma bem consciente, parabéns!
    Qual banco está usando pra LCI?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Uó! Por questões de segurança prefiro não divulgar as instituições a qual tenho conta, espero que compreenda!

      Delete
  2. Bem vindo Investidor Insano, já estou estudando também mudar meu colchão de segurança para o CDB, deixei ele na poupança por pura falta de conhecimento.
    Muito boa dica de consultar o rating dos bancos, fiquei bem interessado nas taxas do banco Sofisa Direto, mas não sei se a instituição é confiável, vou consultar o rating desta instituição nas principais agência de risco antes de colocar meu suado dinheiro lá.
    Em relação ao FGC, caso o banco quebre será que o tempo para a devolução da grana é muito longo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelas boas vindas Surfista.

      Eu não vou migrar todo meu colchão de segurança para o CDB só por conta da facilidade do saque, pois caso aconteça algo realmente inesperado, seria mais fácil eu tirar da poupança do que do CDB.

      Consultar os ratings é uma boa maneira de amenizar os riscos de por nosso suado dinheirinho nestas instituições de menor porte. Mas muitas agências de rating divulgam relatórios extremamente detalhados sobre a situação financeira do banco, assim como nos alertam sobre os riscos envolvidos.
      O Sofisa é um banco de capital aberto, logo dá pra você também consultar a situação financeira deles, através dos releases disponíveis no RI.

      A respeito do FGC, pelos relatos que li dos casos onde o banco quebrou, o prazo variou entre 3 meses à 1 ano para recebimento da grana. Lembrando que a grana fica congelada nesse período após a quebra do banco, sem render um centavo.

      Espero ter ajudado Surfista!

      Delete
    2. Claro que ajudou, já mudei de ideia, não vou colocar todo o meu colchão em instituições pequenas não, já pensou quebra e fico um ano com a grana congelada. Vou pesquisar melhor instituições mais robustas!

      Delete
    3. Isso, temos que avaliar bem a relação risco X retorno, e estar sempre cientes de tudo que está em jogo, ao escolhermos uma modalidade de investimentos!

      Delete
  3. Ola insano, pelo jeito os estudos se iniciaram a algum tempo visto que já diversificou bem o capital, gostei do investimento em LCI e pretendo estudar o mesmo visto que não sei nada ainda, boa sorte nesse começo na Renda Variável e parabéns pela rentabilidade em março.

    Aquele abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Matuto,

      Estou estudando desde o início de 2014, afinal é o único caminho para conseguirmos gerir nossas finanças de uma maneira eficiente. As LCI's tem trazido uma boa rentabilidade por esses tempos, graças principalmente a isenção de IR, vale a pena dar pesquisar sobre o assunto.
      Obrigado pela passada aqui no blog e que tenhamos sucesso nessa empreitada!

      Delete