Wednesday, April 30, 2014

Fechamento - Abril de 2014

Meu segundo mês nos investimentos se passou. Tive um mês bem agitado no que diz respeito a bolsa de valores, pois quando me interesso por algo, costumo me aprofundar bastante durante o período inicial. É como se eu acordasse e me batesse uma desesperadora fome de conhecimento sobre aquilo que me fascina, mas que ainda não compreendo a um nível adequado. E essa inquietude deve continuar nos meses que se segue rs! 

Algo que me irritou bastante esse mês, foram as notícias a respeito do sobe e desce da bolsa, a maioria das notícias citava a especulação da popularidade dos candidatos a presidente como justificativa para o sobe e desce. Fiquei me perguntando se os analistas não tem nada mais útil para fazer, do que ficar justificando as oscilações com pesquisas pífias de intenção de voto ?! Parecia até engraçado, Dilma subiu, bolsa caiu, Dilma desceu, bolsa desceu... bla bla bla!

Renda Fixa

Poupança

Basicamente não mudou muito em relação ao mês passado, fiz uma retirada no início do mês para aplicar em ações, e ao final do mês fiz a reposição. A rentabilidade ficou baixa, justamente por conta da retirada no início do mês, mas como ela funciona como um colchão, é de se esperar essas quedas. 
Para corrigir as rentabilidades distorcidas, da poupança, utilizei o sistema de cotas diário em uma planilha separada.

Rentabilidade: 0.42%





TD

Com a alta inflação do mês de março/abril, os títulos atrelados ao IPCA performaram muito bem. Se a inflação continuar a subir a cima da meta, essa rentabilidade irá se mostrar ainda mais expressiva nos próximos meses. Sendo assim me dá um grande alivío de não ter mais, todos meus bens concentrados na poupança, pois o rendimento dela não estaria conseguindo realizar nem a correção da inflação.

Rentabilidade: 3.06%



LCI

Não realizei novos aportes em LCI, visto que elas já representam a maior parte do meu capital.

Rentabilidade: 0.74%



CDB

Fiz uma retirada no finalzinho do mês, para comprar ações da CEMIG, pois um dos CDBs, já tinham finalizado o prazo de 30 dias, o qual existe a incidência de IOF. A rentabilidade do CDB está distorcida pelo sistema de cotas, por conta do aporte negativo, para conseguir a rentabilidade real deveria aplicar o sistema de cotas diário, mas como não fiz, já era !

Rentabilidade: 0.83%






Renda Variável

AÇÕES

Seguindo com as compras periódicas, adicionei duas novas empresas ao meu portfólio, Grendene e Cemig. Empresas com lucros crescentes, e bons fundamentos. Uma pena eu ter comprado a Grendene no início do mês, pois ela está com um preço legal por agora :(. Mas em maio, devo conseguir pegar um pouco esse desconto!

Meus primeiros dividendos pingaram na conta, e que sejam o primeiro de muitos que ainda estão por vir nos anos que se segue. Em particular, é bem interessante a lógica da renda variável, comprar pedaços das empresas e como consequência ter direito a seus lucros. Ou seja, para receber lucros devemos escolher empresas que lucram. Aparentemente, não parece ser tão difícil.

A rentabilidade no início é um pouco complicada, pois o preço médio das ações é muito próximo da cotação, sendo assim qualquer oscilação causa grande diferença. A carteira passou a maioria do mês no azul, entretanto no finalzinho ela passou para o vermelho, com a queda forte da ABEV3 hoje. A propósito o que devemos esperar dessa nova política de impostos sobre a fabricação de bebidas?


Rentabilidade: -1.02%

Visão geral ações







Consolidado

O aporte desse mês, foi próximo da minha meta de 1200 por mês. Mesmo com as açoes no vermelho, a carteira se manteve no azul, por conta da baixa exposição na renda variável. 

Rentabilidade consolidada do mês: 0.43%
Rentabilidade do ano: 2.00%
Crescimento Patrimonial: 7.51%





A carteira teve um bom aumento de exposição em renda variável, saindo dos 21% do mês passado, para 29%.


Estudos

Finalizando o livro: Os segredos de George Soros e Warren Buffet e estou a procura do livro "Investindo em ações no longo prazo", que para meu azar parece estar esgotado em todas as livrarias.



24 comments:

  1. Olá II
    Não conhecia seu blog. Vou lhe adicionar a minha blog list e passarei a te acompanhar. Visto que sua LCI tem uma fatia grande na carteira, sugiro "brigares" por uma melhor rentabilidade.
    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Dividendos,
      Obrigado por passar por aqui! Estarei adicionando você no meu blog roll também!
      Bem como minha carteira ainda é jovem, assim como a minha experiência no mercado, decidi ser mais conservador no início. Sendo assim escolhi as LCI's para representarem o maior percentual da carteira. E consegui taxas entre 88% e 90% do CDI. E como as mesmas possuem a isenção de IR, pelas minhas simulações rendem um pouco mais que as LFTs.

      Abraços

      Delete
    2. Mesmo não sendo taxas ruins, se vc não precisa de liquidez imediata, há melhores no mercado.

      Delete
    3. É eu cheguei a encontrar algumas taxas melhores, entretanto fiquei com receio de me expor em instituições muito pequenas!

      Delete
  2. Fala Insano. Minha primeira vez no seu blog. Te adicionei na minha lista para te acompanhar. Ando namorando LCI. Qual a taxa percentual de CDI pactuado nesta LCI?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dae Guardião! Obrigado por passar por aqui! Apesar de ter alguns meses estudando o assunto, e lendo muitos artigos na blogosfera, só agora criei meu blog. Espero que esteja no caminho certo !

      Como citei a cima para o Dividendos, consegui taxas entre 88% e 90% do CDI, o que pelas minhas simulações rendem um pouco mais que as LFTs.
      Como respondi

      Delete
    2. Insano, acho que para quem está iniciando e querendo sentir o ambiente tá legal. Mas certamente depois você se aventura em instituições menores que possuem boa solidez como por exemplo PINE e quantias abaixo de 250K contam com a garantia do FGC. Abraços!

      Delete
  3. Grande Insano... para quem está começando em ações começou bem... só boas empresas!! E você está certíssimo, é só procurar por empresas lucrativas, não há erro, é o feijão com arroz!

    kkkk Abraço!

    Te adicionei na minha lista para te acompanhar também.... abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dae Forreta! Assim espero que esteja de fato no caminho certo! De resto é continuar estudando para aprimorar a cada dia mais a minha estratégia, e reduzir os riscos.

      Abração!

      Estarei te adicionando aqui também!

      Delete
  4. Apesar de ser novato também, concordo com o forreta. Só não entendi o por que de tracbel e cemig estarem no início de sua carteira já que tens poucas ações ainda.
    (Favor retirar capicha dos comentários)
    PPF

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem, estão aí por serem empresas com lucros consistentes e com as melhores margens do setor. Entretanto, a Tractebel está com o alerta ligado, pois além do balanço do 1T14 não ter sido muito bom, após uma segunda análise eu cheguei a conclusão de que ela está cara. Então devo direcionar meus esforços mais para a CMIG3 no setor. Sendo que a Taesa está no meu radar também.

      Nem sabia que aparecia os captchas, vou tentar tirar.

      Abraços

      Delete
  5. Olá Insano!

    Começou sua carteira de ações muito bem, escolhendo boas empresas!

    Abraços!

    ReplyDelete
  6. Ótimo começo, ótimas empresas.
    Vai sem pressa e evita ficar girando posição, esse é talvez o maior erro da maioria.
    Abs

    ReplyDelete
  7. É verdade, ficar girando a posição com certeza não é legal! Irei analisar as empresas com mais paciência, evitando assim equívocos! Nesse momento não me sinto confortável com Tractebel e Ambev, pois considero que ambas empresas estão super cotadas na bolsa, mas estarei avaliando o que fazer com calma!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valuation é muito relativo, se ficasse esperando a Ambev cair para entrar, certamente estaria fora até hoje.

      Comecei comprar AMBV em 2009 já com múltiplos nas alturas, e até hoje é uma das melhores da minha carteira.
      Se está começando agora, é melhor é não encucar com isso, foca em boas empresas, nos balanços, e esquece o resto.

      Delete
    2. Se ficasse esperando a AMBEV cair não estaria fora, pois teria comprado ontem que caiu mais de 5%

      Delete
    3. De 2009 até agora subiu mais de 500%, anôn burro!

      Delete
    4. A empresa é espetacular, e o gráfico dela é lindo de se ver! Entretanto ela já está super gigante(vide ter passado a petr4 em valor de mercado) logo crescer a taxas do passado ( 20 ~30% a.a), acredito que seja pouco provável!

      Delete
  8. Se você quer sobreviver na Bolsa é melhor ignorar cotação. Senão vai fazer igual todo mundo e comprar no topo e vender no fundo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Entendo, no geral eu não ligo muito para a cotação. Mas seguindo a estratégia de investir em valor, acredito que o mercado está pagando um valor mais alto do que a empresa vale no momento, e isso me preocupa, pois cedo ou tarde a correção certamente virá!

      Delete
  9. Olá II! Depois me adicione ao seu blogroll!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Ciclista!

      Também uso a bike a maior parte do tempo como meio de transporte ;)!

      Adicionado!

      Delete
  10. Também entrei na Grendene esse mês, parabéns pelas empresas na carteira de ações!

    ReplyDelete
  11. [ ] Excelente - acima de 3,74% (CDI + 0,5)
    [ ] Ótimo - acima de 3,24% (CDI)
    [ ] Bom - acima de 2,99% (IPCA)
    [x] Regular - acima de 2,26% (Poupança)
    [ ] Ruim - acima de 0,23% (IBOV)
    [ ] Péssimo - acima de -2,27% (IBOV - 2,5)
    [ ] Horrível - abaixo de -2,27%

    ReplyDelete