Thursday, January 15, 2015

Fechamento - Dezembro 2014


Renda Fixa

TD

Rentabilidade: 0.91% 

Rentabilidade Histórica: 16.83% 
 


LCI

A planilha continua com os já conhecidos problemas, no cálculo da rentabilidade histórica, em meses com retiradas altas.
 
Rentabilidade: 0.83%
Rentabilidade Histórica: 10.63% ( ~8.03% )




CDB

Rentabilidade: 0.74% 
Rentabilidade Histórica: 7.11%



Renda Variável

AÇÕES

Esse mês, assim como a carteira de todo mundo, a minha também derreteu. E terminei por entregar quase toda a rentabilidade do ano. Ao menos ainda foi possível sair no azul.
 

Rentabilidade: -8.88%
Rentabilidade Histórica: 2.72%



Fundos Imobiliários

Pretendia ter aportado no mês de dezembro uma quantia significativa, mas devido as férias. Fiquei bem desligado da data do aporte e deixei passar em branco. Estarei então corrigindo o aporte no mês de janeiro.

Rentabilidade: -0.14%
Rentabilidade Histórica: -5.98%



Consolidado

Após o mega derretimento nas ações seria impossível ficar no azul. Novamente a rentabilidade histórica permaneceu no azul, porém com uma ressalva importante, esse primeiro ano de investimentos, eu não consegui vencer a inflação.
Breve irei escrever uma retrospectiva desse ano desse meu primeiro ano de investimentos, junto com meus objetivos para 2015.


Rentabilidade consolidada do mês: -2.57%
Rentabilidade do ano: 2.83%
Crescimento Patrimonial: -2.57%







9 comments:

  1. Renda Variável vale a pena no Brasil? A sua Renda fixa apresentou uma rentabilidade história muito boa. Tenho uma carteira também e fico meio triste com o desempenho de renda variável em cinco anos a minha renda fixa vem vencendo o histórico da renda variável. Dizem que no longo prazo a renda variável supera a fixa, mas quanto é esse longo prazo? 20 anos? O pior é que quando se está em baixa simplesmente não posso sair devido "ao prejuízo". É estranho...

    Mas, parabéns pela carteira!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá anônimo,
      Essa é uma pergunta complexa de responder, e particularmente com o pouco conhecimento que adquiri durante esse primeiro que entrei nesse universo, não me sinto confortável lhe dando uma resposta do tipo SIM ou NÃO.
      Mas o que posso dizer pelo feeling que tenho do mercado até agora, é que para nós pequenos investidores, a relação risco x retorno do investimento em ações no brasil não é muito convidativa. Pois com o a taxa SELIC pagando 13.25% sem muito esforço, fica complicado a renda variável conseguir ser atrativa.
      Pois, alguns estudos mostram que no longo prazo a renda variável tem trazido um retorno positivo, porém os estudos geralmente são feitos utilizando os índices de mercado e não com stock picking.
      Como eu não encontrei estudos similares para a bolsa brasileira em um período anterior ao real, eu realizei um e publiquei aqui no blog. http://investidorinsano.blogspot.com.br/2014/06/retornos-da-bolsa-brasileira-1968-2014-de.html

      Delete
  2. Investidor, bom dia!
    Tenho seu blog cadastrado na minha lista de blogs favoritos e acompanho suas postagens com frequência.
    Estou fazendo uma pesquisa das ações, FIIs e modalidades de renda fixa mais promissoras para os próximos 4 anos. Você poderia participar?
    Se sim, basta responder este post listando as 5 ações preferidas, 5 FIIs preferidos e a modalidade de renda fixa preferida.
    Grato,
    Uó!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
      Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
      Muito obrigado e um ótimo feriado!
      http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

      Delete
    2. Opa, Uó!

      Desculpa não ter respondido você em tempo!
      Dei uma pausada nas postagens da minha carteira, por motivos que algum dia desses irei explicar em um post.
      Mas de qualquer forma, irei deixar aqui as minhas ações preferidas.
      Em ordem de preferência: Cielo, Grendene, Banco do Brasil, Ambev e Itaú.
      FIIs: RNGO, EDGA, KNRI, HGLG, SDIL

      Delete
  3. Esse TD tá com uma ótima rentabilidade, beirando os 1%, Parabéns investidor insano, em relação ás ações em tempos de crises não podemos nos desanimar, são elas que irão deixar nós futuramente milionários, nesse tempo de crise temos que aproveitar á queda de preço das ações, e compra o máximo de ações possível...

    Se tiver um tempinho da uma passada no meu blog!

    Abs.

    ReplyDelete
  4. Boa tarde!
    Realizei um mapeamento dos blogs desativados da finansfera...
    http://abacusliquid.com/finansfera-timeline-2/
    Pretende reativar em algum momento?
    Até!

    ReplyDelete