Saturday, August 30, 2014

Fechamento - Agosto 2014

Durante o período que estava escrevendo este post, resolvi ir almoçar com minha namorada em um restaurante próximo de nossa casa, e na volta o ônibus no qual estavamos foi assaltado por 4 adolescentes.  É muito triste ver o que a omissão do estado nos pontos críticos pode fazer com a juventude de muitos brasileiros, e transformar jovens que poderiam contribuir para avanços significativos e tão necessários em nosso país, acabarem estragando as suas vidas e amedrontando a sociedade. ( Mais interessante ainda é que hoje estava em uma discussão, na qual externava a opinião de que a coerção não é o principal fator para sanar o nosso grave problema com a violência, e mesmo depois do assalto mantenho a mesma opinião, pois ao ver aqueles 4 jovens de idades entre 15 ~ 19 anos, cometendo aqueles delitos, fica ainda mais evidente que a grande causa de barbáries assim é a desigualdade social enorme que temos no país ).


Este mês visitei o Chile, um país muito bonito e plural em suas paisagens naturais ( de deserto a geleira), assim como também é o país com maior IDH da américa latina. Particularmente gostei bastante da viagem, da cultura local, dos preços das roupas e de alguns eletrônicos, da excelente infraestrutura para os estrangeiros e claro sem deixar de mencionar a sensação de segurança. Apenas estranhei os horários de funcionamento do comércio lá ( das 10:30 às 20:30 ). Descobri que espanhol não é tão simples como parece, apesar de no geral dá pra se comunicar relativamente bem.

Subida em zigue-zague nos andes rumo as estações de Ski


Vamos agora a bolsa, que apesar da forte alta do mês passado, conseguiu subir ainda mais desenfreada com combústivel de propulsores intergalácticos, fazendo com que muitos ficassem assustados com o aparente forte descolamento dos preços com os seus fundamentos. Eu particularmente não me afetei com a alta, por crer que a cotação no curto prazo é meramente emocional e não representam a realidade das empresas, portanto preferi aportar nos FIIs, até que a fase viral das eleições passem e tudo volte ao normal ;).



Renda Fixa

TD

Tudo como os conformes sem novidades :p

Rentabilidade: 0.62% 

Rentabilidade Histórica: 13.47% 






LCI

Sem novidades também, apenas acompanhando.

Rentabilidade: 0.82%
Rentabilidade Histórica: 4.21%






CDB

Rentabilidade: 0.70% 
Rentabilidade Histórica: 3.93%








Renda Variável

AÇÕES

Esse mês liquidei o restante das minhas ações da Tractebel que estavam pendentes em uma ordem parcialmente executada, no valor de R$ 36.00. Como já havia manifestado no mês passado, a Tractebel é uma empresa que não estava me deixando confortável, pois seus resultados não andam muito bem, apesar de não ser nada desesperador, eu preferi continuar com as empresas que continuam apresentando bons fundamentos. 

A bolsa pipocou esse mês, e das minhas ações a do banco do brasil foi a bola da vez na subida intergaláctica. 


Rentabilidade: 15.86%
Rentabilidade Histórica: 24.83%



Estou com um dilema para quando voltar a aportar em ações, irei balancear a minha carteira levando em conta a valorização das ações, ou levando em conta o valor investido?

A primeira opção pode no longo prazo, me fazer aportar mais em ações que não tiverem uma valorização muito boa, enquanto a segunda opção me parece ser a mais equilibrada, pois estaria dando a mesma importância salvo os devidos % estabelecidos para cada ativo na carteira. Segue o gráfico das duas opções:





Fundos Imobiliários

O RNGO continua sendo um excelente FII, com um baixíssimo nível de vacância (1.9%). Tenho gostado bastante dessa modalidade de investimento, e esse mês iniciei a minha diversificação nos FIIs, aportando no FII XTED, que é um fundo com 2 grandes inquilinos (Petrobrás e Pegeout) com ótimo rating de crédito, e conta com um yield fantástico na atual cotação ~R$ 64.00. Sei que esse fundo conta com alguns riscos, em virtude de uma possível migração da petrobrás para o XPCM, assim como o risco de possuir apenas 2 inquilinos. Apesar desses riscos o fundo tem contratos com vencimento apartir de 2017.





Rentabilidade: 0.2%
Rentabilidade Histórica: 1.77%

Consolidado
Esse mês aportei o planejado, entretanto a dívida do aporte do mês passado ainda não foi quitada, pois decidi postergar para o próximo mês, quando pretendo fazer um aporte dobrado.


Rentabilidade consolidada do mês: 5.44%
Rentabilidade do ano: 11.08%
Crescimento Patrimonial: 10.46%





12 comments:

  1. I.I.
    na renda variável vc destruiu!
    Humihlou todo mundo! hehehehe

    muito triste a historia do onibus cara... ainda bem q nada de pior aconteceu.
    Confesso que ando até desanimado em me "integrar" com a socieadade.
    Ultimamente ando igual à um Zumbi. Trabalho. Casa. Pós. Academia.
    De vez em quando, vou pro interior e relaxo mais...

    Bem... infelizmente, é o que tem pra hoje.
    Mas continuemos nossa jornada.
    abs
    MF

    ReplyDelete
    Replies
    1. Peguei a carona na subida mega eufórica do BB esse mês e como tenho poucas ações no portfólio a rentabilidade do BB teve grande impacto.

      Rapaz a violência é o problema que causa maior desconforto em uma sociedade, pois ele basicamente nos inibe de interagirmos uns com os outros. Da vontade de fazer o mesmo que você, casa, trabalho, estudo! =x

      Delete
  2. II, impressionante a rentabilidade nas ações. Parabéns!

    Sem comentário o episódio do ônibus. Já nem sei mais o que fazer com tanta violência.

    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelas parabéns, a bolsa está subindo feito trem desgovernado não é?

      No dia que voltei do Chile, já recebi a notícia que um carro tinha matado 2 pessoas atropeladas nas calçadas em frente o prédio onde moro a um dia atrás, e hoje mais essa... Complicado não é? Estou apenas esperando terminar minha graduação para escolher um local de pouso com taxas de violência mais baixas, pois aqui é inviável ficar, quiçá ter uma família e filhos.

      Delete
  3. O Chile dá de mil no Brasil. Não só em estrutura, mas na educação do povo. Levei minha filha de 5 anos em um dos vários parques de Santiago, o Bicentenário, e em todos os brinquedos as crianças faziam fila sem necessidade de adulto monitorar. Achei incrível!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sem dúvidas anon, o Chile é uma pérola da América do Sul em se tratando de qualidade de vida, que merecia ser espelhada pelos demais países. É um lugar que muito provavelmente, voltarei por diversas vezes, pois é muito pertinho daqui.

      Delete
  4. Insano, porque vc investe em CDB?
    Abraço e parabéns pelo investimento na viagem!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Somente pela liquidez imediata, é como se fosse um caixa para eventuais promoções do mercado!

      Obrigado pela visita ;)

      Delete
  5. Parabéns pela viagem e pela rentabilidade nas ações.

    ReplyDelete
  6. Não é a um dia atrás é sim há um dia.

    ReplyDelete