Sempre que estou fazendo os diversos cálculos a respeito dos fundamentos da empresa, tenho que ficar consultando as cotações das ações, histórico e etc. Eis então que comecei a me perguntar se não dava pra automatizar isso, de uma maneira prática. E felizmente descobri que sim, é possível, e de forma bem prática!
Encontrei durante minhas pesquisas, duas alternativas, a primeira é para o Libre Office, e a segunda mais elegante e prática para o Google Docs, irei estar descrevendo ambas aqui, e ao final deixarei uma planilha como exemplo para vocês consultarem.
Libre Office
No Libre Office do Apache, existe a possibilidade de importarmos dados vindos de fora, ou seja, podemos vincular links externos para csv's, ou páginas html dentro da planilha, e isso é até bem simples, como veremos no passo a passo abaixo:
Passo 1:
Navegue até o menu Insert e procure a opção "Link to external Data" ou "Link para dados externos", sem seguida uma janela se abrirá solicitando algumas informações.
Menu Insert |
No campo URL insira o link para os dados e pressione ENTER ( No exemplo acima utilizei o link do yahoo finanças: https://br.financas.yahoo.com/echarts?s=BBAS3.SA#symbol=BBAS3.SA;range=1d ). Um diálogo irá abrir, informa o idioma e marque a caixa para detectar números especiais.
Passo 3:
Diversas opções de configuração da importação da página HTML ficará disponível, no caso particular do yahoo finanças, selecione HTML__table1 para importar as cotações, e aperte em OK.
O resultado será similar ao resultado abaixo:
Google Docs e Google Finances
Em particular a solução encontrada para o Google Spreadsheets foi a que mais me agradou, pois além de ser mais simples, nos dá uma variada diversidade de configurações. Vamos ver então.
O google tem um serviço chamado de Google Finances, que disponibiliza um variado leque de dados a respeito do mercado financeiro. Citarei abaixo algumas destas opções:
Cotação:
Histórico:
É possível visualizarmos o histórico de um ativo quando usamos o atributo "close", segue a fórmula usada por exemplo para listar o histórico do IBOVESPA desde o ano 2000:
=GoogleFinance("IBOV", "close", "01/01/2000" , "12/31/2013", "WEEKLY")No primeiro campo, colocamos o nome do ativo/índice financeiro no caso IBOV, no segundo campo informações qual dado queremos listar sobre o ativo, informe close, para os valores de fechamento, em seguida a data inicial e a final do histórico, e por fim o intervalo, WEEKLY para semanal e DAILY para diário.
É interessante notar, que fórmula é padronizada em inglês, portanto a data deve ser informada no padrão americano.
Segue o resultado da fórmula, e um gráfico adicional que criei utilizando o histórico:
Tendência de Câmbio:
Bem, com esse serviço do google, é possível criar diversos dados interessantes. É possível até automatizar o fechamento da planilha do ADP, atualizando a cotação da ação de maneira automatizada.
E conforme informei no início da postagem, segue o link para a planilha com estes exemplos que citei na postagem. PLANILHA.
Valeu!
ReplyDeleteDe nada Uó! É sempre bom compartilhar os bons achados!
ReplyDeleteComo você inseriu aquele gráfico interativo? (o da Bovespa)
ReplyDeleteParabéns pela planilha. O gráfico do histórico é fenomenal. Gostaria de saber como vc fez para configurá-lo. Eu pesquisei nos gráficos do google planilhas, mas não encontrei esse tipo de gráfico utilizado por ti.
ReplyDeleteAbs
magnificent put up, very informative. I ponder why the other specialists of this sector don’t realize this. You should proceed your writing. I am confident, you have a great readers’ base already! Ações
ReplyDelete