![]() |
Subida em zigue-zague nos andes rumo as estações de Ski |
Vamos agora a bolsa, que apesar da forte alta do mês passado, conseguiu subir ainda mais desenfreada com combústivel de propulsores intergalácticos, fazendo com que muitos ficassem assustados com o aparente forte descolamento dos preços com os seus fundamentos. Eu particularmente não me afetei com a alta, por crer que a cotação no curto prazo é meramente emocional e não representam a realidade das empresas, portanto preferi aportar nos FIIs, até que a fase viral das eleições passem e tudo volte ao normal ;).
Renda Fixa
TD
Tudo como os conformes sem novidades :p
Rentabilidade: 0.62%
Rentabilidade Histórica: 13.47%
LCI
Sem novidades também, apenas acompanhando.
Rentabilidade: 0.82%
Rentabilidade Histórica: 4.21%
CDB
Rentabilidade: 0.70%
Rentabilidade Histórica: 3.93%
Renda Variável
AÇÕES
Esse mês liquidei o restante das minhas ações da Tractebel que estavam pendentes em uma ordem parcialmente executada, no valor de R$ 36.00. Como já havia manifestado no mês passado, a Tractebel é uma empresa que não estava me deixando confortável, pois seus resultados não andam muito bem, apesar de não ser nada desesperador, eu preferi continuar com as empresas que continuam apresentando bons fundamentos.
A bolsa pipocou esse mês, e das minhas ações a do banco do brasil foi a bola da vez na subida intergaláctica.
Rentabilidade: 15.86%
Rentabilidade Histórica: 24.83%
Estou com um dilema para quando voltar a aportar em ações, irei balancear a minha carteira levando em conta a valorização das ações, ou levando em conta o valor investido?
A primeira opção pode no longo prazo, me fazer aportar mais em ações que não tiverem uma valorização muito boa, enquanto a segunda opção me parece ser a mais equilibrada, pois estaria dando a mesma importância salvo os devidos % estabelecidos para cada ativo na carteira. Segue o gráfico das duas opções:
Fundos Imobiliários
O RNGO continua sendo um excelente FII, com um baixíssimo nível de vacância (1.9%). Tenho gostado bastante dessa modalidade de investimento, e esse mês iniciei a minha diversificação nos FIIs, aportando no FII XTED, que é um fundo com 2 grandes inquilinos (Petrobrás e Pegeout) com ótimo rating de crédito, e conta com um yield fantástico na atual cotação ~R$ 64.00. Sei que esse fundo conta com alguns riscos, em virtude de uma possível migração da petrobrás para o XPCM, assim como o risco de possuir apenas 2 inquilinos. Apesar desses riscos o fundo tem contratos com vencimento apartir de 2017.
Consolidado
Esse mês aportei o planejado, entretanto a dívida do aporte do mês passado ainda não foi quitada, pois decidi postergar para o próximo mês, quando pretendo fazer um aporte dobrado.